quarta-feira, 9 de junho de 2010

Somos discípulos?

Ser discípulo de Jesus vai muito além de meramente ouvir alguns ensinos religiosos, ou freqüentar algum grupo cristão que prega sobre o evangelho de Jesus. Ser discípulo (mathētēs – ser aluno) de Jesus se constitui em aprender o que Ele fez, e fazer as mesmas coisas, sabendo que as conseqüências que receberá podem ser as mesmas que Jesus recebeu ou até piores.


Analisando a vida de homens valentes da Igreja Primitiva encontramos diversos exemplos de verdadeiros alunos que aplicaram em sua vida todos os ensinamentos do Mestre. Estevão foi o primeiro Discípulo Martirizado. É evidente que o as Palavras de Jesus nos dão vida e força para suportar qualquer desafio, mas ficamos atemorizados somente ao ler o texto de Atos 7, onde Estevão com uma ousadia sobrenatural se sobressai ao conhecimento de tantos doutores na Lei e líderes do Governo.


Estevão foi discípulo. Foi odiado assim como Jesus. Foi preso assim como Jesus. Tinha o conhecimento dado pelo Espírito Santo, assim como nosso Mestre o tinha. Qual seria a conseqüência de tudo isso?


Já era de se esperar que o seu final fosse à morte. Trágico para alguns, espetacular para outros. Diante de tanto conhecimento Bíblico e Divino, os anciãos e escribas não o suportaram, tendo que tapar os ouvidos para não receber tal conhecimento.


Um verdadeiro discípulo até mesmo em seus últimos momentos de vida não insta cometer algum erro que aprendeu de seu professor, antes guarda os ensinamentos até a morte, até porque para nós “o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. E Estevão semelhantemente a Jesus, no momento que está sendo apedrejado, vê Jesus assentado à destra de Deus Pai, e diz: “Senhor Jesus, recebe meu espírito”, Atos 7:59. E clamando com grande voz: “Senhor não lhes impute esse pecado”. Qualquer semelhança entre Estevão sendo apedrejado e Jesus sendo crucificado não é mera coincidência. Estevão foi discípulo.


Ser discípulo de Jesus implica mudar nossas atitudes, desejos e vontades e se permitir governar por Cristo. Ser discípulo de Jesus é estar de acordo com os seus decretos mesmo que contrarie os nossos padrões culturais, étnicos, religiosos, etc. Ser discípulos de Jesus é viver o que Ele viveu, consciente que podemos sofrer as mesmas conseqüências que Jesus sofreu. Ser discípulo de Jesus é, depois de ter aprendido toda a receita de vivência do evangelho autêntico, exercer sem esmorecer, sem olhar atrás, seguir adiante, sabendo que a nossa riqueza não está em ganhar essa vida, mas sim, por termos ganhado o direito de ter o nome escrito nos céus.


Sejamos discípulos incondicionalmente!
Graça, Paz e Incômodo!
Winston Carneiro

Nenhum comentário: